FATOS INCRÍVEIS

Quantos tipos de dinossauros existiram?
700 espécies de dinossauros foram nomeadas. Mas os cientistas acreditam que ainda serão descobertas 800 espécies de dinossauros.

Como são nomeados os dinossauros?
- O nome de um dinossauro pode estar relacionado a alguma característica física marcante. Ex: Triceratops
 - Ao local onde foi encontrado.
Ex: Argentinosaurus
- Ou ao nome do responsável pela descoberta. Ex: Herrerassaurus

Como os dinossauros se comunicavam?
Os cientistas acreditam que eles se comunicavam através de sons e movimentos.
Exemplo: os dinossauros que viviam em florestas emitiam sons agudos que atravessavam as árvores.
Exemplo de movimento:  os dinossauros batiam a pata no chão, ou então balançavam a cabeça.

Quem encontrou milhares de ovos de dinossauros?
Um grupo de cientistas americanos e argentinos, em 1997, encontrou ovos de titanossauros.

Os dinossauros têm sangue quente ou frio?
A discussão entre os cientistas continua. Alguns dinossauros têm sangue quente como os mamíferos e outros têm sangue frio como os répteis. Dinossauros ágeis como o Deinonychus, indicam um modo de vida de sangue quente. Também foram encontrados alguns dinossauros que tinham penas e apenas animais de sangue quente precisariam ter este tipo de proteção. Por outro lado, dinossauros como o Stegosaurus, tinha placas nas costas, capazes de absorver o calor do sol, o que indica que eles tinham sangue frio.

O Maior Dinossauro
Argentinossauro que pesava 49 toneladas.
O Maior comedor de Carne
Theropods Giganotossaurus (lagarto gigante) e Carcharodontossaurus (lagarto com dentes de tubarão) Eles mediam aproximadamente 14 metros.
O Mais Cabeçudo
Incluindo sua cabeça o Torossaurus media 2,8 metros de comprimento, é maior que um carro Sedan.
O Mais Pescoçudo
Mamenchissaurus. Seu pescoço media mais de 9,8 metros, ou seja, quase metade do seu corpo era o pescoço.
O Menor Cérebro
Stegossaurus. Seu cérebro pesava 70 gramas e era do tamanho de uma noz.
O Maior Nome de Dinossauro
Micropachycephalossauros.
O Menor de Dinossauro
Minmi.

- Iguanodonte é um dos dinossauros mais comuns. Num mesmo lugar, entre 1878 e 1881, em uma mina na Bélgica, foram encontrados mais de 39 esqueletos de Iguanodontes.

- Um dos mais raros dinossauros conhecidos é o Baryonyx. Apenas uma espécie foi encontrada. Ele tinha um polegar que media 30 centímetros em uma das garras.

- Fósseis de dinossauros foram descobertos nas rochas do período Triássico. Um dos primeiros dinossauros pode ter sido os Eoraptor, que foi descoberto na Argentina em 1991. O nome significa “lagarto precoce”, pois esse carnívoro viveu cerca de 228 milhões de anos atrás, no início da era dos dinossauros.

- Foram encontrados restos de dinossauros em Madagascar, na África, que podem ser mais velhos do que o Eoraptor, com cerca de 234 milhões de anos. No entanto, os restos estão em más condições e os cientistas ainda estão debatendo a descoberta.

- O primeiro dinossauro carnívoro encontrado foi o Piatnitzkysaurus, no período Jurássico.

- O nome do primeiro dinossauro foi do carnívoro Megalosaurus, em 1824.

- O nome Ornithomimid significa “pássaro que imita réptil” porque os cientistas acreditavam que eles tinham a estrutura de uma ave de longas patas, como as avestruzes.

- Durante muitos anos, tudo o que os cientistas conheciam sobre o Troodon era um dente. O nome “troodontid” significa “ferimento no dente”.

- Troodon, é o mais conhecido troodontid. Ele tinha grandes olhos e um cérebro relativamente grande para o tamanho do seu corpo, dando uma reputação de ser um dos mais inteligentes dinossauros e um bem sucedido caçador. Os cientistas se basearam nessa teoria e analisaram a semelhança entre o cérebro e o canal do nervo ótico para estudar os fósseis dessas modernas criaturas predatórias.

- Fósseis de troodontid são raros, pois seus finos ossos são de difícil preservação.

- Dromaeosaurid significa “lagarto predador”. Esses pequenos e agressivos caçadores eram rápidos e fatais com suas garras enormes e afiadas.

- No deserto de Gobi, na Mongólia, foram encontrados muitos fósseis do pequeno herbívoro Protoceratops, que os paleontologistas chamaram de “ovelhas de Gobi”.

- Emaranhados de fósseis encontrados no deserto de Gobi, em 1971, mostra um Protoceratops e um Velociraptor lutando. O Velociraptor tinha agarrado o focinho do Herbívoro, enquanto chutava sua garganta. O Protoceratops tinha agarrado o adversário com seu resistente bico. Os animais podem ter morrido por suas feridas ou por uma queda na areia nas proximidades de uma duna.

- Coprolites – estrume fossíl – contém os restos do que dinossauros comeram, tais como fragmentos ósseos, peixes e restos de plantas.

- Um ovo de dinossauro só pode ser identificado se o embrião for preservado. Isso só foi possível com: Troodon, Hypacrosaurus, Maiasaura, Oviraptor e recentemente o Titanosauro.

- O primeiro esqueleto completo de Titanosauro foi encontrado em Madagascar em julho de 2001. Titanosauros cresceram cerca de 15 metros de comprimento, mas seus ossos eram relativamente leves, então alguns resistiram.

- Durante muitos anos, o Tiranosauro teve a reputação de ser o maior carnívoro, mas eles perderam esse título em 1993 quando um dinossauro carnívoro ainda maior foi encontrado no sul da Argentina. Era o Giganotosaurus Carolinii.

- Acredita-se que os Giganotosaurus tinham o peso de 125 pessoas e uma cabeça duas vezes maior que a de um Allosaurus.

- Pegadas de dinossauros são mais comuns do que ossos de dinossauro. Eles geralmente recebem o nome dos próprios cientistas porque é difícil dizer por qual animal específico as pegadas foram feitas.

- Poucas trilhas de dinossauros mostram as marcas de uma cauda, o que sugere que os dinossauros caminharam com suas caudas levantadas do chão.


<< voltar
   

facebook twitter

© Copyright Mariana Caltabiano Criações