Vitaminas: A beterraba é uma raiz que aparece em duas cores: branca, de onde se tira o açúcar; e vermelha, que é usada na alimentação. Esse legume é muito rico em vitaminas A, do Complexo B e vitamina C (que só é aproveitada pelo organismo quando a beterraba é consumida crua) Rica em sais minerais, como Sódio, que protege o organismo contra a perda excessiva de líquidos; Potássio, necessário para atividade muscular normal; Zinco, elemento necessário aos tecidos cerebrais; e Magnésio, que é constituinte do osso e regula as funções musculares e nervosas.

Bom para: É recomendada para a anemia por sua riqueza em Ferro, para quem tem dentes fracos ou gengivas inflamadas e aqueles que tem problemas no intestino, devido a seu efeito laxante.

Curiosidades e dicas: As melhores beterrabas são as de cor bem acentuada e tamanho médio. A casca deve ser lisa, sem rachaduras e com folhas brilhantes, sinal de que o legume está fresco. A beterraba pode ser servida de diversas formas: temperada, com suco de laranja; pode ser frita como batatas; batidas no liquidificador com leite; em sopas com outros legumes, ou ainda cozida e servida em forma de saladas. São pratos muito nutritivos. Seu período de safra é de Agosto a Fevereiro.