TARTARUGA

Quem pensa que sabe tudo sobre tartarugas está muito enganado! Apesar de muita gente saber que ela tem o corpo dentro de uma carapaça que a protege, ainda há muito mais para aprender.

A carapaça que protege as tartarugas é uma espécie de "casa"? Quando dorme ou quando tem medo, consegue esconder dentro da carapaça, ao mesmo tempo, a cabeça, os membros e a cauda, o que é um óptimo meio de defesa.

Existem as tartarugas aquáticas e as tartarugas terrestres.

A grande diferença entre elas é que umas têm barbatanas para nadar (e custa-lhes muito andar em terra) e as outras têm patas (e não gostam muito de água).

As tartarugas em geral e as marinhas em especial formam um grupo antigo. Apareceram milhões de anos antes dos primeiros seres humanos pisarem a Terra. São quase uns "dinossauros"!

Mesmo as tartarugas marinhas têm pulmões e para respirar precisam de vir fora de água. Mas por serem répteis têm uma coisa chamada "brânquia cloacal" que a ajuda a manter-se muito tempo debaixo de água.

Imagina, que este animal tão simpático e frágil pode atingir até 2,5 m de comprimento, mais do que a altura de um homem.

E o que é que estas tartarugas comem? A grande maioria é herbívora, ou seja, come plantas. Porém, existem algumas que comem pequenos animais como rãs e peixes.

As tartarugas-terrestres estão muito relacionadas com os cágados. Podem ter entre 10 cm e 1 metro e meio.

As tartarugas gigantes das Galápagos e Seychelles são as maiores do mundo. Podem chegar a pesar 225 quilos! Por isso anda muito devagar: 360 metros por hora.

Sabia que as tartarugas podem chegar aos 150 anos? Por isso é que existe a lenda de que os piratas desenhavam os mapas dos tesouros nas suas carapaças.

Por outro lado, elas estavam mesmo ali à mão: os piratas tinham os seus esconderijos ao pé das das Caraíbas e na Ásia, precisamente onde as tartarugas passam mais tempo.


<< voltar
   

facebook twitter

© Copyright Mariana Caltabiano Criações